ARENDT E O PENSAR

José João Neves Barbosa Vicente

Resumo


Neste artigo acredita-se que os temas analisados por Arendt em suas obras, principalmente aqueles referentes às questões políticas, só podem ser compreendidos adequadamente, quando suas experiências com o fenômeno totalitário e o modo como ela o compreendeu são levados seriamente em consideração. Nesse sentido, o objetivo deste artigo não é apenas discutir e analisar essas questões, mas também defender a partir dos estudos de Canovan, que o pensamento de Arendt não pode ser tomado como um ato de nostalgia pela polis grega, mas sim como uma atividade que originou-se a partir da sua resposta ao totalitarismo.

Palavras-chave


Totalitarismo; Origem; Pensamento; Resposta.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.