MESSIANISMO PLATÔNICO: AFINIDADES ENTRE SÓCRATES E ORFEU

Diogo Alves da Conceição Santana

Resumo


Segundo Alberto Bernabé é inegável a contribuição do orfismo ao platonismo. Tese comprovada na tipificação do filósofo como aquele que, liberto da caverna, retorna a ela a fim de resgatar outros tantos como ele. Corresponde inegavelmente a uma releitura do mito de Orfeu, que desce ao Hades e retorna ao mundo dos vivos. É possível dessa forma, destacar na concepção platônica, a construção de uma identidade entre Sócrates e Orfeu, que se manifesta como estrutura de todo o platonismo, revelando uma certa construção messiânica de Sócrates por Platão. O presente artigo tem como objetivo destacar alguns elementos gerais de tal paridade e sua contribuição na formação do platonismo.

Palavras-chave


Platonismo; Sócrates; Orfeu.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.