REFLEXÃO ACERCA DO ENADE, OS DISCENTES E OS INDICADORES DO SINAES

Mª Julia B. de Holanda

Resumo


Este tema pretende de forma sucinta, analisar o processo de avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) que compõe o tripé do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para tanto, intentou-se investigar qual a eficácia do processo de avaliação concernente à aplicação do Enade nas turmas de formandos do curso de pedagogia de uma Instituição de Educação Superior no Distrito Federal, diante dos indicadores do SINAES? Tal questionamento buscou compreender algumas lacunas que foram encontradas ao longo das coletas dos dados adquiridos na aplicação de um dos simulados Enade no primeiro semestre de 2017. Estabeleceu-se uma metodologia de natureza baseada em dados estatísticos, mas de predominância qualitativa que teve por objeto especificamente: a pesquisa documental (Guia do Enade 2017 – IES/FQT); a pesquisa bibliográfica de cunho nacional (ENADE e SINAES); e a observação empírica seguindo com o método de análise de conteúdo. O estudo foi estruturado em três seções do Referencial Teórico, como segue: um breve estudo acerca do SINAES, a aplicação do instrumento de avaliação ENADE e a contribuição de ambos para qualidade da educação, bem como uma breve análise das responsabilidades dos atores que compõem o processo instituído no Guia do ENADE 2017 elaborado pela IES/FQT. Pretendeu-se com este estudo, apresentar um referencial para a IES e os professores que auxiliaram nestas atividades do Enade, bem como e, sobretudo, um norte para os discentes convocados para o referido Exame e participantes dos simulados.

Palavras-chave


ENADE; Discentes; Indicadores; SINAES.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.