AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?

Luciana Backes, Daniela Brun Menegotto, Prof. Eliane Schlemmer

Resumo


Este artigo consiste da análise realizada na utilização do TelEduc para a constituição de comunidades virtuais, tendo por base a observação de disciplinas de diferentes cursos de uma universidade. Inicialmente serão abordadas as compreensões de comunidade e a conceituação de comunidade virtual estabelecendo relação entre ambas. Posteriormente, será feita uma apresentação do TelEduc, seguido dos distanciamentos e das aproximações que possam ser estabelecidas com as comunidades virtuais. Então, por meio das análises das observações, serão apontados os distanciamentos e as aproximações para uma prática pedagógica em comunidades virtuais. Finalmente, poderá se chegar a algumas conclusões sobre a possibilidade ou não de construção de comunidades virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o TelEduc.

Palavras-Chave: Comunidade Virtual – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Práticas Pedagógicas

Palavras-chave


Estudo de Gênero; Estudo de Casos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.