SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A ÓPTICA DE PIERRE BOURDIEU

Ricardo de Moura Borges

Resumo


O presente texto salienta sobre a importância da reflexão sobre a educação sob a óptica de Pierre Bourdieu, sociólogo e filósofo por formação que procura desnaturalizar o espaço escolar, colocando-o como lugar de desigualdades sociais e reprodução de uma sociedade dividida em classes. Assim, ao invés de a escola promover a mobilidade social, procura reforçar e reproduzir a desigualdade onde os filhos de classes menos desfavorecidas serão vinculados ao trabalho que beneficiará e manterá a classe social dominante.

Palavras-chave


educação; desigualdades socais; reprodução;

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.