REFLEXÕES SOBRE A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL NO SEU PERÍODO NÃO DISCIPLINAR: AUTORES, FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E TENDÊNCIAS HISTÓRICAS

Dirceu Ribeiro Gama, Lamartine Pereira da Costa

Resumo


O objetivo do presente trabalho consiste em explorar a evolução histórica da Filosofia da Educação Física e do Esporte no Brasil até meados dos anos 60, período esse denominado de não disciplinar. As informações e fontes foram buscadas nos sites da Fundação Biblioteca Nacional; Real Gabinete Português de Leitura; Scielo; Atlas do Esporte no Brasil; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; Periódicos Capes; Google Livros e referências do artigo inaugural de Torres & Campos (2010) sobre Filosofia do Esporte na América Latina. A análise do material recolhido redundou nas seguintes tendências temáticas: “A influência do Tomismo e do Agostinianismo”; “A puericultura rousseauniana”; As defesas higienistas, eugênicas e evolucionistas da ginástica” e “Perspectivas éticas e políticas da prática do futebol”. Como conclusão, observou-se o predomínio de enfoques educacionais referenciados nas filosofias de Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Rousseau e Herbert Spencer, esta última acrescida de ideias higienistas, evolucionistas, nacionalistas e militaristas.

Palavras-chave


Estudo Documental

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.