A APROPRIAÇÃO CAPITALISTA DA MAIS-VALIA

Eduardo Bezerra de Menezes e Silva Macedo, Ádila Ferreira de Almeida

Resumo


Entre os fundamentos necessários para a compreensão do modus operandi do mecanismo de produção de riqueza do sistema capitalista, a mais-valia é, talvez, a mais importante de todas as categorias elaboradas por Karl Marx. Neste artigo pretendemos mostrar como o fundador do materialismo histórico-dialético desvenda e aponta o desenvolvimento da mais-valia e a especificidade de sua apropriação através da evolução do capitalismo na sociedade. Lançaremos mão, também, da contribuição do filósofo húngaro Georg Lukács, que em sua obra resgata a ontologia marxiana e enriquece o debate acerca da mais-valia durante seu estudo da reprodução do capital.

Palavras-chave: mais-valia; mais-valia absoluta; mais-valia relativa; Marx; Lukács.

Palavras-chave


mais-valia; absoluta; relativa; Marx; Lukács

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.