INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA NO COMPORTAMENTO INFANTIL NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Larissa Bezerra Marins, Aline Novaes Ximenes

Resumo


Devido aos grandes avanços e desenvolvimentos na área tecnológica, é notório que o acesso às tecnologias está cada dia mais precoce, sendo por intermédio da televisão, internet ou outros meios de comunicação. O acesso antecipado a essas mídias tem causado, no decorrer dos últimos anos, várias discussões e tem emergido em nosso meio sociocultural diferentes pontos de vista sobre o assunto. Frente a essa situação o seguinte estudo tem por objetivo analisar historicamente a função das mídias televisivas na nossa sociedade, juntamente aos efeitos causados pelo acesso prematuro e o papel do educador diante do crescimento desse cenário, que tem ocasionado tantas polêmicas nos dias atuais. Para fundamentar este estudo foram realizadas diferentes buscas e leituras bibliográficas que explicitam brevemente a história e o desenvolvimento das mídias televisivas, desde seu surgimento até as tecnologias atuais da maneira que as conhecemos e utilizamos, e serviram também como embasamento de forma concisa e coesa às teorias formuladas pela autora. Após a realização das leituras dos estudos e dos relatórios das pesquisas, foram elaborados textos que comprovam a eficácia das mídias televisivas tanto usufruídas no âmbito familiar quanto a sua utilização dentro de sala de aula, a partir do momento em que um educomunicador ou um adulto responsável e que possua uma capacitação tecnológica necessária esteja presente, desempenhando a função de um mediador consciente que possa canalizar as informações, de modo que não sejam totalmente deteriorantes ou que possam de alguma maneira vir a interferir no desenvolvimento cognitivo e pedagógico no período da infância.

Palavras-Chave: Mídia televisiva. Educomunicador. Infância. Cognitivo. Desenvolvimento.

Palavras-chave


Mídia televisiva. Educomunicador. Infância. Cognitivo. Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.