A EPISTEMOLOGIA DO AGIR COMUNICATIVO DE JURGEN HABERMAS

Robson Stigar

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura a respeito da Teoria do agir comunicativo proposta por Jurgen Habermas e sua Epistemologia Critica. O trabalho pretende apresentar a epistemologia da comunicação, a ação comunicativa, bem como os critérios necessários para uma comunicação assertiva. A teoria da Agir Comunicativo de Jurgen Habermas, sugere que o diálogo é uma das ferramentas mais eficaz na mediação de conflitos. A medida que os indivíduos passam a ter consciência de que o diálogo é capaz de transformar e solucionar conflitos, percebe-se então uma mudança de paradigma.

Palavras-chave


Agir comunicativo, comunicação, efetividade.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2021 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.