JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA E ARTES NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PASSA OU REPASSA EM SALA DE AULA

Ricardo de Moura Borges

Resumo


O presente artigo delineia-se sobre a reflexão da importância de repensarmos algumas práticas em sala de aula através da ludicidade. O aspecto lúdico envolve o docente e discentes em uma relação de autonomia, desenvolvendo uma práxis pedagógica em relação ao ensino aprendizagem. O jogo passa ou repassa, cria um espirito de equipe, competição e colaboração que auxiliam em uma aprendizagem significativa. Por fim, nem sempre as estruturas escolares hodiernas podem estar carregadas de um engessamento trazido pelo ensino tradicional, onde o professor era o único detentor do conhecimento. Procuramos demonstrar que a filosofia a e arte são ferramentas centrais que buscam romper com os velhos paradigmas, trazendo o aspecto do lúdico que dá cor ao novo cenário educacional que estamos vivenciando.

Palavras-chave


Práxis pedagógica; ludicidade; passa ou repassa; ensino de filosofia; ensino de artes;

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2022 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.