PARA UMA COMPREENSÃO DA POLíTICA DOS AFETOS NA FILOSOFIA DE ESPINOSA

Renato Nunes Bittencourt

Resumo


Este artigo pretende versar sobre as caracterí­sticas centrais da filosofia polí­tica elaborada por Espinosa, sobretudo o seu ví­nculo essencial com uma reflexão ética pautada numa compreensão imanente da realidade, destituí­da de traços axiológicos estranhos ao mundo concreto. Na filosofia de Espinosa é evidenciada a extrema importãncia da constituição de uma ética polí­tica do relacionamento entre os homens, originada a partir da compreensão da própria ordem dos afetos pessoais. Nessas condições, a perspectiva ética de Espinosa proporciona uma reflexão sobre a importãncia de uma relação polí­tica e social entre os homens, que seja marcada pela cooperação, pela agregação mútua de forças em prol da concretização de um bem comum. Esse estado de afirmação das singularidades individuais, unidas em torno de um objetivo que favoreça a ampliação do poder de ação do grupo social, possibilita, de acordo com Espinosa, o desenvolvimento efetivo da paz social. Nessas condições, o texto que é apresentado visa contribuir para uma efetiva compreensão da interação entre ética e filosofia polí­tica, aproveitando as importantes contribuições intelectuais de pensadores que se apropriaram de maneira competente da filosofia de Espinosa.

Palavras-chave: Polí­tica – Afetos – Ética.

Palavras-chave


Polí­tica; Afetos; Ética.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.