DITADURA DA PSEUDO-EDUCAÇÃO: UM OLHAR INTEMPESTIVO SOBRE ESSE PROBLEMA

Felipe Luiz Gomes Figueira

Resumo


A tragédia manipulável representa a sociedade das desigualdades, que resulta numa alienação do professor e da profissão. Tal tragédia não tem origens num conflito de classes, mas em uma justificação capitalista e consumista da história, que não mais arrisca numa ação intempestiva, mas que permanece estagnada às mudanças teóricas e sociais. Este problema culmina na ditadura do saber, no qual o professor é um ditador e o aluno, um aspirante a ditador. Uma possí­vel solução para essa tragédia seria através da reciclagem e reconstrução intelectual, porém, tal reconstrução se depara na figura do professor-ditador e do aluno-reprodutor.

Palavras-Chave: Cultura – Alienação – Educação

Palavras-chave


Cultura; Alienação; Educação

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.