O SOFRIMENTO HUMANO COMO PROCESSO PRODUTIVO

Mª Júlia B. de Holanda

Resumo


A angústia é força motriz em todos os momentos do existir humano. E dentre todos os sentimentos e modos de viver é ela que pode reconduzir o homem ao encontro de sua totalidade, lançando-o à liberdade de escolher, alertando-o a respeito do non sense. E é por meio da expressão artí­stica que o indiví­duo pode expressar seus sentimentos, pois é a arte a mediadora entre o sujeito e o objeto. Com isso, o artista estabelece a relação do –outro como tu mesmo-. E por meio da sua obra de arte entrega ao outro a oportunidade e a possibilidade de descobrir o sentido de sua própria existência, alertando-o sobre a posição em que se coloca diante do mundo e principalmente diante de si mesmo.

Palavras-Chave: Angústia – Arte – "Non Sense" – Existência

Palavras-chave


Estudo de Gênero

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Portal Eletrônico: Revista Filosofia Capital _________________________________________________________________________________________________________________ Licença Creative Commons
FILOSOFIA CAPITAL de REVISTA FILOSOFIA CAPITAL está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.filosofiacapital.org/. _________________________________________________________________________________________________________________________ Copyright 2006. Revista Filosofia Capital-RFC ISSN 1982-6613 Brasí­lia-DF. Todos os direitos reservados.